CNH provisória: 7 cuidados básicos para não se envolver em acidentes

Está com a sua CNH provisória em mãos?  Com certeza você já deve saber que são necessários alguns cuidados para conseguir a habilitação definitiva e não acontecer o cancelamento da CNH provisória. Neste artigo daremos dicas de 7 cuidados básicos para evitar acidentes de trânsito, que tem como consequência, em alguns casos, pontuações na carteira nacional de habilitação.

Ao participar do processo de liberação para direção veicular, após realizar a prova prática, se o aluno for aprovado irá receber a CNH provisória que tem a validade de um ano. A CNH provisória possui esse período de validade para certificar-se de que realmente o condutor está apto a dirigir no trânsito, porém, para conseguir a habilitação definitiva é necessário não ultrapassar a quantidade de pontuação devido às infrações de trânsito.

O condutor portador da CNH provisória não poderá ter pontos na carteira por infrações gravíssimas ou graves, mais de uma infração média e só é permitido nesse período até 3 infrações leves, caso contrário, perderá a CNH provisória e terá que refazer o processo novamente.

Para evitar o cancelamento da CNH provisória é preciso ter alguns cuidados que evitam possíveis acidentes de trânsito e infrações.

CNH

7 cuidados básicos para não se envolver em acidentes

Inspeção do veículo

Verifique a pressão e o alinhamento dos pneus, se os freios estão funcionando corretamente, os níveis de óleo e água, limpadores de pára-brisa. Prepare o kit estrada e de primeiros socorros que podem ajudar em casos de falha dos veículos e acidentes.

Concentração ao dirigir

Evite se distrair enquanto dirige, não use o celular ou qualquer objeto que possa atrapalhar, pois em um segundo de distração pode ser causado um acidente ou até mesmo colisões simples que gerem prejuízos financeiros, o que é muito comum nos horários de pico.

Condição física

Quando estamos cansados, nossos sentidos se tornam mais lentos e a capacidade de reação diminui. Os micros sonhos produzidos pela falta de descanso podem causar sérios acidentes ao perder o controle do volante e reagir tarde. Portanto, caso esteja muito cansado e deseje realizar uma viagem a noite ou após o trabalho, descanse primeiro, pois é melhor adiar um pouco os horários do que ter sérios prejuízos.

Preserve a distância

Quando não mantemos a distância adequada do carro que está à nossa frente os riscos de acidentes de trânsito aumentam, porque, se o motorista acionar os freios dianteiros de repente e não tiver tempo ou espaço suficiente para reagir poderá colocar em risco a segurança de ambos e causar um acidente de trânsito.

A distância correta para evitar acidentes de trânsito e ter segurança é cerca de 5 a 8 metros em condições climáticas normais.

Preste atenção

Sem negligenciar a importância de olhar para o carro que vai está a frente, não se esqueça de olhar os espelhos laterais e retrovisor. Estar atendo à estrada sem distrações e observando esses objetos do veículo, será possível identificar as situações perigosas e ter tempo de reagir se necessário.

Velocidade

Sabemos que a velocidade estipulada pára cada via nem sempre é respeitada e nesses casos são aplicados multas e pontos na CNH. Por mais que esteja em um local tranquilo acidentes podem acontecer, respeite o limite de velocidade.

Sinal e placas de trânsito

Respeite as placas com as orientações de trânsito e não ultrapasse o sinal vermelho, por mais óbvio que pareça, algumas pessoas ainda possuem o hábito de ultrapassar o sinal durante a madrugada em que o movimento de veículos é menor. Isso aumenta a possibilidade de acidentes e multas.

Outro ponto importante a observar é dirigir pela faixa adequada, não conduza seu veículo por corredores de ônibus e táxi.

E, caso você se envolva em algum acidente com vítimas, lembre-se que ambas as partes envolvidas no acidente tem direito ao seguro dpvat gratuito.

Confira tudo no eu sou o melhor.

Leave a Reply

Your email address will not be published.