IPVA 2017: como pagar o IPVA atrasado?

Todo proprietário de veículo precisa lidar com esse imposto, o famoso IPVA. Porém, existem muitas pessoas que contém diversas dúvidas com relação a como funciona o IPVA, o que ele é, e como pagar o IPVA que se encontra atrasado atualmente.

IPVA 2017 como pagar o IPVA atrasado

Para ajudar vocês a entenderem melhor sobre como funciona esse imposto que é um tema bem complexo, apresentaremos neste post algumas dicas que úteis com relação ao IPVA. E como efetuar o pagamento em situação de atraso. Confira:

O que é o IPVA?

O IPVA é a sigla para (Imposto sobre a propriedade de veículo automotores), é um imposto que se encontra como um tributo anual obrigatório para todo proprietário de um veículo. O seu pagamento é feito através da secretaria da fazenda do seu estado, diferentemente das multas que são cobradas por um órgão como o DETRAN.

O pagamento da taxa é obrigatório e deve ser feito anualmente, sendo que o valor representa na maioria dos casos 10% do calor total do veículo de acordo com a tabela FIPE.

Outro fator é que, quase todos os estados brasileiros oferecem ao cidadão a oportunidade de pagar o IPVA no inicio do ano, uma única vez com desconto, ou no valor integral e parcelado.

É importante chegar no site da secretária da fazendo do seu estado para ter a certeza de que você se encontra como um pagante. Por que em alguns estados, existem leis que impõem a isenção do imposto ao proprietário do veículo.

 

Veja como pagar o IPVA que se encontra atrasado

Segue então um passo a passo bem simples de como pagar o seu IPVA que se encontra atrasado. É importante que você tenha um pouco de paciência para seguir todas as etapas necessárias até a finalização do seu pagamento.

 

Se você é o proprietário do veiculo, vá até a secretaria da fazendo do estado em que os eu veículo se encontra registrado. Esteja com os documentos do seu veículo em mãos, em seguida, faça a sua identificação como proprietário do veículo, aos atendentes que se encontram no local.

Para conseguir efetuar o seu pagamento, terá que apresentar também a sua CRLV.

Esteja atento às condições de débito do IPVA 2017. Logo no balcão do atendimento, você será informado pela atendente, como anda a sua dívida incluindo os juros e as possíveis multas, além é claro, das propostas de quitação para a sua dívida. Nas se esqueça de avaliar muito bem as propostas de pagamento, e só aceitá-las, caso esteja de acordo com as condições que foram apresentadas a você.

Após a confirmação dos débitos em aberto, será emitido um boleto para que o pagamento seja efetuado. Nesse documento, estará presente todas as condições de pagamento que foram discutidas entre você e o atendente, portanto, certifique – se de que os dados estejam corretos.

É necessário que você efetue o pagamento de todos os boletos que forem gerados, das dívidas em aberto.

Com a presença de um comprovante original de pagamento da primeira parcela, você tem condições o suficiente para evitar riscos de apreensão do seu veículo.

 

Agora que você já conhece todos os passos necessários para que você possa pagar o seu IPVA que se encontra atrasado, basta se planejar durante o ano para que você não tenha mais nenhum tipo de problema ou atraso.

 

Um pequeno esquecimento, pode causar a você um grande problema! Como por exemplo, a apreensão do seu veículo.

Essas foram as dicas para regularizar aquela dívida de IPVA pendente. Compareça a secretaria da fazenda do seu estado e busque mais informações sobre o que está pendente no seu veículo. Mantenha seu IPVA em dia!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *