IPVA MG: Como consultar IPVA no estado de Minas Gerais?

O Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores, ou IPVA, é um imposto estadual que tem sua incidência na propriedade de veículos. A maior arrecadação do estado, em termos de imposto, é feita através do IPVA.

O fato de o imposto ser estadual implica que, independente da cidade em que seu veículo está registrado, 50% do valor irá para o estado, o restante para a cidade de registro.

Em Minas Gerais, a cobrança do IPVA também é realizada. No entanto, uma das grandes dúvidas que surgem entre as pessoas que devem realizar o pagamento do imposto é onde e como consultar.

O pagamento do IPVA MG é feito em veículos como caminhões, carros e motos. Veículos terrestres. Barcos e aviões não entram na categoria de cobrança do IPVA.

IPVA MG - Como consultar IPVA no estado de Minas Gerais

Onde realizo a consulta do IPVA MG?

Para realizar a consulta e o valor do seu IPVA MG é necessário, antes de qualquer coisa, ter acesso à internet.

  1. A consulta é realizada no site do DETRAN MG.
  2. Uma vez no site, informe a placa e o chassi do seu veículo.
  3. Após informar os dados você será direcionado para as informações de valores e opções de pagamento do IPVA MG, pelo site, além da consulta, é possível efetuar o pagamento também, caso queira.

 

Tabela de pagamento

O vencimento das parcelas do IPVA MG, não é o mesmo para todos os veículos. A data que a parcela do seu IPVA MG terá vencimento será determinada a partir do final da placa do seu veículo.

Para tanto o DETRAN MG disponibiliza uma tabela com as datas de vencimento, para que você possa se programar e não ter eventuais transtornos. Da mesma forma que o valor é fácil de consultar, a tabela de pagamento também é. Você pode acessá-la na internet, ela costuma ser disponibilizada no final do ano anterior ao pagamento.

Caso ache necessário, você pode ir até o DETRAN da sua cidade para sanar suas dúvidas e obter as informações desejadas, é importante ressaltar que as informações estão disponíveis na internet e que no DETRAN você poderá enfrentar filas.

 

Pagamento

Como já dito anteriormente, o pagamento do IPVA MG pode ser realizado pela internet ou no próprio DETRAN, você tem a escolha também de imprimir o boleto e realizar o pagamento em alguma lotérica.

Caso seja interessante para você o valor pode ser pago em parcelas, essas são determinadas pela Tabela de Pagamento apresentada anteriormente, ou pode ser pago em valor integral na primeira data de vencimento.

Vale ressaltar que o atraso do pagamento, assim como atraso em pagamentos comuns, pode gerar cobranças extras, juros e multas. Se programe e pague em dia, isso fará com que você evite pagar um valor mais alto no seu IPVA MG e corra risco de penalidades por não pagamento.

É importante ressaltar que, caso o pagamento do IPVA MG não seja realizado, existem penalidades, tais como apreensão do documento e do veículo, multa e o perca de pontos na CNH. A facilidade do acesso via internet, seja para consulta do valor, calendário ou pagamento, é algo que o Governo Estadual de Minas Gerais tem feito para auxiliar o cidadão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *