Qual a importância de fazer um teste de velocidade de internet?

O teste de velocidade de internet é uma forma de verificar se a velocidade contratada por você está realmente chegando até sua casa, ou seja, se você realmente está pagando pelo que está utilizando. Essa ação é muito simples, leva poucos segundos e pode melhorar muito sua experiência com a internet.

Não há como negar que a sociedade brasileira foi dominada pela internet. A web mudou completamente nossas vidas. A forma como trabalhamos, nos relacionamos com os amigos, nos divertimos, tudo agora passa pela rede, por isso, é fundamental saber se você está recebendo um sinal de qualidade em sua casa.

Já se perguntou como seria a vida nos dias de hoje, sem termos acesso à internet? A possibilidade de pedirmos comida em poucos segundos pelo aplicativo, de saber o que está acontecendo agora em todos os cantos do mundo, transações bancárias sem a necessidade de ir até uma agência, pagamento de contas, compra de produtos e serviços, simplesmente não podemos mais viver sem a internet.

Qual a importância de fazer um teste de velocidade de internet

Por que devo testar a velocidade de internet?

 

Até agora nós falamos sobre como a internet está presente na vida dos brasileiros, mas qual a importância de testar a velocidade dela e o que isso muda no seu consumo diário da web? Vamos começar pensando na quantidade de sites e aplicativos que são influenciados pela velocidade da internet.

Você assiste filmes no Netflix? Gosta de ver vídeos no Youtube? Acompanha os gols da rodada em sites esportivos? Faz download de músicas e jogos em sites como o Baixaki? Faz upload de arquivos na nuvem? Se pelo menos uma dessas opções é comum no seu uso da internet, você precisa começar a se preocupar com a velocidade dela.

Uma velocidade ruim vai impedir seus filmes e vídeos de serem carregados, ou ainda fará com que a qualidade da imagem seja ruim. Os downloads e uploads podem demorar muito, por isso, quando acontecer algum desses problemas, a primeira coisa a fazer é testar a velocidade da sua internet.

 

Minha internet está muito lenta, qual pode ser o problema?

 

Se você notou que alguns sites estão demorando muito para serem carregados, os vídeos estão travando, o download ou upload estão demorando, isso pode ser queda na velocidade da internet. A primeira coisa a se fazer é testar a velocidade da internet, dessa forma será possível verificar a velocidade atual.

Caso seja constatado que a velocidade está realmente abaixo da quantidade contratada por você, isso pode ser sinônimo de alguns problemas. O primeiro e mais comum é a queda de sinal, quando a sua operadora está com dificuldades na transmissão do sinal e dessa forma ele chega com falhas até a sua casa.  Mas, isso só será identificado através de um teste de velocidade.

Outra causa muito comum é ter problemas dentro da sua própria casa, algum fio que esteja danificado, problemas com o modem ou ainda antenas ou receptores quebrados. Se alguma dessas for a causa da queda da velocidade da sua internet, será necessário trocar a peça com problemas ou reconectar alguns cabos. Caso seja preciso, entre em contato com um profissional da área para te auxiliar, eles vão saber te indicar a melhor opção.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *