Como cancelar um empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito oferecido a aposentados e pensionistas com uma taxa de juros bem mais baixas que as outras oferecidas em mercado.

É cobrada essa baixa taxa de juros porque o pagamento do empréstimo é descontado mensalmente diretamente em folha de quem possui algum benefício do INSS. Dessa forma, as empresas de crédito garantem que não haverá inadimplência e conseguem praticar essas taxas de juros mais baixas.

Sendo facilmente adquirido, por seu público alvo já ter um crédito pré-aprovado o empréstimo consignado as vezes traz alguns problemas para seu contratante. Antes de finalizar o contrato de um empréstimo consignado é importante analisar todas as condições da oferta, forma e tempo que será feito o pagamento para que não ocorram surpresas posteriormente.

O público que as operadoras de crédito normalmente direcionam a oferta de empréstimo consignado os idosos, muitos desses com baixo grau de instrução tem dificuldade em analisar a proposta de contrato, e depois acabam querendo cancelar esse empréstimo.

O processo para cancelar um empréstimo consignado é longo e demorado. É um processo que vai requerer um auxílio judicial e só será possível o cancelamento caso esteja sendo feita alguma cobrança indevida que não conste em contrato. Caso contrário a operadora de crédito encontra-se no direito de continuar com a cobrança do empréstimo em folha.

Uma opção para quem deseja o cancelamento ou adiantar a finalização de um empréstimo consignado em aberto é a renegociação da dívida. Se você houver um valor significativo sob o valor total do empréstimo pode negociar o pagamento com redução de juros junto com a operadora de crédito e conseguir assim diminuir o número de parcelas ou valor debitado mensalmente referente ao empréstimo.

Dada a dificuldade de conseguir o cancelamento de um empréstimo consignado, e a facilidade de sua contratação recomendamos para que você que é aposentado ou pensionista do INSS fique atento as ofertas de empréstimo recebidas, e só firme um contrato quando realmente precisar, tiver condições de arcar com as parcelas e  estiver ciente de todas suas cláusulas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *