Saiba tudo sobre o Banco do Brasil

História do Banco do Brasil

A criação do Banco do Brasil foi em 12 de outubro de 1808, através de um alvará emitido pelo príncipe regente D. João. O capital inicial do banco era de mil e duzentas ações com valor de um conto de réis, e cada ação dessa foi aberta ao público, com intuito de subscrever estas ações aos endinheirados da época.

No dia 11 de dezembro de 1809, foi aberta e iniciada a operação da primeira agência do Banco do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. O príncipe regente pediu que seus governadores das capitanias procurassem acionistas para o banco, porém, esses esforços foram em vão, pois, no final do ano de 1812 foram ofertadas apenas 126 ações. A partir do ano de 1817, a oferta pública das ações foi encerrada.

O banco do Brasil quase faliu em seus primeiros anos de existência, mas depois de alguns investimentos, o banco conseguiu ir pra frente e prosseguir com suas operações no país.

Banco do Brasil em números

Hoje, após mais de 200 anos de sua criação, o Banco do Brasil está entre os cinco maiores bancos do país. Possui mais de 26 milhões de clientes ativos.

O Banco do Brasil é a maior instituição financeira da América Latina, possui R$ 811,2 bilhões em ativos. Além disso, manteve sua liderança em diversos segmentos de mercado e fortaleceu seu apoio ao desenvolvimento do país, além de consolidar seu alto padrão em Governança Corporativa.

Hoje o Banco do Brasil está presente em todos os setores disponíveis no mercado financeiro, começando pelo bancário, passando por cartões, administração de recursos de terceiros, seguros, previdência e capitalização, até o de mercado de capitais, com um amplo portfólio de produtos e serviços, procurando alinhá-los cada vez mais aos preceitos de responsabilidade socioambiental.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *