Tabela FIPE Carros: Como consultar a tabela FIPE carros?

Compradores e vendedores experientes utilizam a Tabela FIPE Carros para obter parâmetros sobre o preço praticado no mercado de automóveis brasileiro. Porém, a sua consulta ainda gera muita dúvida entre os proprietários de automóveis.

Tabela FIPE Carros - Como consultar a tabela FIPE carros

Por causa disso, é demasiada a quantidade de pessoas que realizam negociações que prejudicam o vendedor ou o comprador dos carros. Diante disso, para evitar este prejuízo, o ideal é descobrir como usar corretamente esse tipo de recurso.

Nesse sentido, continue lendo este post e tire todas as suas dúvidas sobre como usar a tabela antes de uma negociação importante. Confira:

1 – O que é a Tabela FIPE Carros?

A Tabela FIPE Carros é uma ferramenta criada pela Fundação Instituto de Pesquisas e Economia em 1973. Ela tem como principal objetivo auxiliar o curso de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Atualmente, sua principal função é servir como parâmetro para o IPVA, visto que mostra os valores médios de veículos dentro do mercado brasileiro. O imposto é calculado com uma porcentagem em cima dos preços exibidos, sendo diferente em cada estado.

2 – Elementos para precificação da tabela

Dentre os principais elementos para precificação da tabela, destaca-se a marca, modelo e versão do carro. Cada um deles irá influir diretamente no valor final do veículo.

Nesse sentido, nos casos de carros zero quilômetro, verifica-se aspectos como o preço médio de uma versão com opcionais básicos, intermediários e completos para o consumidor final, com pagamento à vista anunciado pelos vendedores.

Para veículos seminovos e usados capta-se os preços de um mesmo veículo ofertado. A partir daí, exclui-se os valores que são muitos diferentes do geral de preços recolhidos. No final, a média é calculada pelos preços que sobraram.

Mas atenção é importante destacar que a tabela não considera alguns tipos de veículos especiais, tais como:

  • De revenda
  • Para frotistas
  • Governamentais
  • Blindados
  • Personalizados
  • Com conversão de motor
  • Transformados
  • De fabricação própria
  • De marcas não consolidadas no mercado
  • De importação independente
  • De testes

O preço encontrado na tabela FIPE é apenas um valor de referência, sendo possível ao comprador ou vendedor implementar mudanças referente à alguns fatores de correção, como o estado de conservação, quilometragem, equipamentos, dentre outros.

3 – Como a Tabela FIPE Carros é utilizada?

Conforme citado acima, o objetivo inicial da Tabela FIPE Carros foi de oferecer dados referenciais para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Por isso, o governo frequentemente consulta a tabela antes de definir o valor do IPVA. Mas isso não é tudo, também é possível que o próprio dono do veículo faça o cálculo com base na porcentagem adotada em seu estado.

Apesar disso, com o passar do tempo a Tabela FIPE foi utilizada em outros meios, sendo que a sua principal utilização no momento é para lojistas de concessionárias, vendedores de carros usados e compradores.

Além disso, as Instituições como Seguradoras e Bancos também utilizam dela como ferramenta para definir valores de indenização.

4 – Onde consultar a Tabela FIPE?

A consulta da Tabela FIPE é simples, podendo ser feita em alguns passos. Veja abaixo quais são eles:

1º Passo: Acessar o site da Fundação Instituto de Pesquisas e Economia. Na página é possível ver uma aba denominada Índice e Indicadores”.

2º Passo: Ao clicar no botão, o usuário é direcionado a um novo endereço com várias opções de link e é preciso entrar no indicador de “Preço Médio de Veículos”.

3º Passo: Nessa última página será possível assistir a um vídeo institucional e, logo abaixo, fazer a consulta de carros e utilitários pequenos.

4º Passo: Para analisar o preço de um carro específico é necessário preencher alguns dados sobre a marca, o modelo e o ano do veículo.

Caso deseje fazer uma pesquisa utilizando o código FIPE basta modificar a opção e informar o código conhecido e o ano do carro. No site também é possível encontrar um link para download gratuito do aplicativo “Tabela FIPE”, nas plataformas Android e IOS.

Agora que você descobriu como consultar a Tabela FIPE Carros, deve ter percebido que essa ferramenta é indispensável para qualquer proprietário (presente ou futuro) de um carro, residente no Brasil.

Como visto, a consulta é simples, o que facilita a informação chegar a cada vez mais pessoas que estão prestes a comprar um carro, seja ele novo ou usado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *