5 dicas para estudar por conta própria

Dedicação, disciplina e responsabilidade, esses são algumas características que uma pessoa precisa ter para estudar por conta própria. Hoje em dia, existe curso online gratuito para todas as áreas. Portanto, é possível aprimorar os conhecimentos com muito foco e força de vontade.

O estudo autônomo se tornou a forma mais prática de se manter atualizado. Afinal, com ele é possível adquirir novos aprendizados. Mas é preciso ter algumas regras para conseguir manter o ritmo de estudo a distância.

Para ajudar você com os estudos, preparamos 5 dicas importantes para você estudar por conta própria. Seja por faculdade a distância ou curso profissionalizante. Continue acompanhando e aplique-as!

Conheça 5 dicas para estudar por conta própria

Às vezes, somente a vontade não é suficiente. É preciso criar uma rotina de estudos para fazer um curso online gratuito. Isso porque a logística é totalmente diferente do que estamos acostumados dentro de sala de aula.

Se você pensa em iniciar algum curso por conta própria e estudar nas horas vagas, veja algumas dicas importantes para que o seu objetivo seja alcançado:

1 – Faça um cronograma

Independentemente do tipo de curso online gratuito que você vai fazer, é necessário que saiba qual o conteúdo que irá estudar. Após saber qual ou quais são eles, distribua em um cronograma o que precisa estudar ao longo dos dias. 

Quando você consegue seguir uma rotina, fica mais fácil ter o controle do que está aprendendo. Além de ter um tempo correto para se dedicar aos estudos e dar prioridade para a matéria que precisa de mais atenção. 

2 – Estabeleça horários

Quando temos flexibilidade de horário, ter que estabelecer um tempo para determinado tarefa fica difícil. No entanto, quando se estuda por conta própria, mesmo que no período mais “folgado”, é importante ter estabelecer um horário.

O ideal é que você separe sempre a mesma hora do dia. Por exemplo, se o seu horário para fazer um curso é de 19h às 20h, tente cumprir esse tempo todos os dias. Isso ajuda a criar uma rotina e encaixar essa nova atividade no seu dia a dia.

3 – Saia da internet e mantenha o seu celular longe

Mesmo que o seu celular seja uma ferramenta importante para consumir informação, nesse momento ele pode ser uma distração. E no horário de estudo o que menos pode haver são coisas que te atrapalhem. Portanto, deixe o celular longe ou desligado. Além disso, saia da internet.

Porém, caso você utilize a internet para fazer o seu curso online gratuito, evite abrir abas de e-mail, redes sociais e outros portais que tirem a sua atenção. 

4 – Tenha um espaço para você estudar

Ter o seu “cantinho de estudos” é muito importante. O ideal é que ele seja tranquilo e, de preferência, silencioso. Mesmo que ele seja em seu quarto, o interessante é que você tenha uma mesa para apoiar e fazer suas anotações. Normalmente, estudar na cama pode gerar sono. Por isso, evite ficar deitado!

5 – Peça ajuda sempre que sentir necessidade

A opção de estudar sozinho não significa que você precise ter dúvidas e sofrer com isso. Portanto, sempre que não entender alguma matéria durante o curso, peça ajuda! Para isso, a internet é um grande apoio.

Você pode fazer pesquisas ou, ainda, mandar uma mensagem para o professor. Afinal, pelo curso online gratuito você consegue entrar em contato com ele. O que não pode é permanecer com a dúvida!

Gostou das nossas dicas sobre como estudar por conta própria? Com elas é possível você fazer os cursos que desejar!

Deixe o seu comentário. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *