Confira dicas para fazer a inscrição no SISU

Atualmente existem diversas formas de ingressar no ensino superior. Seja através dos vestibulares oferecidos pelas universidades federais ou pelas opções existentes para quem realiza o ENEM, o fato é que o mundo acadêmico tem ficado cada vez mais acessível, e se tornado a realização de um sonho para muitos jovens e adultos.

Uma das formas mais conhecidas de se ingressar no ensino superior é o SISU, através dele muitos alunos têm conquistado vagas em universidades federais de todo o país e estão dando mais um passo em direção a realização de um grande sonho. Mas o que é o SISU, e como realizar a inscrição?

SISU – o que é?

O Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, é um programa oferecido pelo MEC, que tem o objetivo de democratizar o acesso às universidades, facilitando o acesso as vagas oferecidas pelas instituições. Através dele os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, podem concorrer a uma vaga em universidades ou institutos federais em todo o país.

Para concorrer a uma vaga oferecida através do SISU, o aluno deve realizar o ENEM no ano anterior ao que deseja ingressar no curso superior. Através desse programa ele pode se candidatar às vagas de universidades em todo país, e nos cursos que desejar. São duas opções de cursos disponíveis para o aluno se inscrever.

Dicas para a inscrição no SISU

Para realizar a inscrição do SISU é importante ficar de olho em alguns detalhes, garantir a vaga em uma universidade pode não ser tão simples assim. Veja a seguir algumas dicas para você realizar sua inscrição e garantir a sua vaga.

  • Nota de corte – um dos pontos importantes no SISU é a nota de corte, através dela você sabe se tem ou não chances de conquistar a vaga no curso que deseja. Fique de olho, dentro do período de inscrição, na nota de corte e em sua nota do ENEM. A inscrição pode ser alterada dentro do período estabelecido, e é importante ficar de olho para não perder a chance.
  • 2ª opção – por mais que ela não seja o que você sempre sonhou, a 2ª opção de curso pode ser a chance de ingressar em uma universidade e na área que deseja. Opte por opções que realmente deseja, ela pode ser sua única opção no fim das contas. Vale lembrar que a 2ª opção não conta com lista de espera.
  • Critérios das universidades – apesar do SISU ser único e o mesmo em todo território nacional, as universidades podem ter suas peculiaridades. Fique de olho nos editais para saber o que a instituição exige e cobra, se tem peso específico e outros critérios.
  • Vá pelo que quer – não adianta escolher um curso por causa de sua família ou pelo retorno financeiro que ela oferece, também não é aconselhável escolher um curso apenas pelo status e prestígio que ele possui. Escolha seu curso de acordo com o que deseja, é seu futuro e sua profissão que você está escolhendo. Optar por aquilo que gosta e deseja é sempre a prioridade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *