É possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?

Escolher entre as UNIVERSIDADES disponíveis no Brasil para iniciar a sua graduação é o primeiro passo de quem deseja iniciar uma carreira de sucesso.

Ainda, pessoas que buscam complementar sua formação, possuem o desejo de fazer duas graduações ao mesmo tempo, como forma de otimizar o tempo.

Mas, essa opção que parece ser muito vantajosa para agregar mais diferenciais ao currículo, nem sempre é possível de ser realizada.

Assim, explicaremos mais no decorrer deste texto se é possível ou não fazer duas faculdades ao mesmo tempo, e o que a lei diz a respeito desse assunto.

É possível fazer duas UNIVERSIDADES ao mesmo tempo?

Sim, é possível fazer estudar em UNIVERSIDADES ao mesmo tempo, e escolher duas graduações distintas para estudar.

Optar por isso, além de uma maior capacitação para o mercado de trabalho, você estará ampliando a sua área de atuação.

Mas, fique atento, já que, apesar de parecer algo interessante, fazer duas UNIVERSIDADES irá requerer de você muita organização, planejamento e principalmente dedicação.

Também, é importante levantar há algumas ressalvas que você pode encontrar no meio do caminho caso deseje manter duas graduações.

O que a lei diz sobre o assunto?

A Lei 12.089 de 2009 diz que estudante realizar dois cursos de forma simultânea em uma UNIVERSIDADES pública, ou seja, não é possível fazer dois cursos de graduação caso a você deseje em estudar em instituições públicas.

Isso também se repete caso você esteja interessado em fazer duas faculdades ao mesmo tempo através do programa governamental do Prouni.

O Governo estabelece que é permitido cursar apenas uma graduação em seus programas educacionais, como o Prouni e o Sisu, assim, só é possível fazer a matrícula, caso o estudante não esteja matriculado em nenhuma outra UNIVERSIDADES.

Entenda que é possível o aluno realizar sua matrícula com uma bolsa do Prouni mesmo ainda estando matriculado em uma universidade pública, mas, após aceito, será preciso optar por um dos cursos.

Também, quem já se encontra matriculado em uma faculdade particular pode sim concorrer as bolsas do programa, para conseguir uma bolsa parcial ou integral e ajudar com o pagamento das mensalidades.

Mas, quem já se formou pelo Prouni não pode novamente se beneficiar com uma nova bolsa do programa.

Conheça o programa de dupla formação

Para você que está interessa em fazer duas UNIVERSIDADES ao mesmo tempo de forma legal, uma opção é ingressar em um programa de dupla formação.

Este programa é ideal para quem possui esta vontade, sendo criado em 2004, ele possui como intuito ajudar a acelerar o processo de formação de estudantes que sonham em cursar duas graduações ao mesmo tempo.

O programa de dupla diplomação possui um esquema diferente para ajudar o aluno que deseja estudar em dois cursos ao mesmo tempo, onde ele passaram a estudar as disciplinas comuns às duas graduações nos primeiros semestres, para só depois, cursar as disciplinas específicas de cada formação.

Mas, este projeto é destinado apenas às áreas que são consideradas complementares uma as outras e que possuem alguma relação entre si, como:

  • Administração e Contabilidade
  • Engenharia Civil e Arquitetura
  • Administração e Economia

Agora que você já entendeu como fazer duas UNIVERSIDADES ao mesmo tempo, não perca mais tempo, e otimize o seu tempo na hora de concluir a sua graduação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *