Qual é o banco mais antigo do Brasil?

Você sabe qual foi o primeiro banco a atuar no Brasil? O Banco do Brasil foi a primeira instituição financeira a entrar em funcionamento no país e faz parte da história dos bancos do Brasil.

Esse é um banco com uma história um tanto complicada, uma vez que ele já faliu, mas foi reaberto em seguida.

Criado em 1808, ele foi aberto inicialmente ao público com capital de 1,2 mil contos de réis. Ou seja, ele era destinado para pessoas abastadas ou grandes negociantes.

O Banco do Brasil foi um dos bancos do Brasil que podia imprimir a moeda brasileira e o quarto emissor do mundo. Antes apenas a Inglaterra, França e Suécia poderiam fazer isso.

Bancos do Brasil: o primeiro do país

Atualmente, a instituição tem agências espalhadas por todo o país, com milhões de clientes e caixas eletrônicos por várias cidades. Sendo assim, além de ser o mais antigo dos bancos do Brasil, ele é considerado o maior também.

Outrossim, ele também é entendido como uma instituição pública que tem a economia mista, ou seja, o governo tem em mãos a maioria das suas ações com o objetivo de contribuir com o crescimento não só econômico, como social, comercial e industrial do país.

Ademais, ele atua em outras situações que são pouco ou nada atrativas para os bancos privados, como o crédito rural, que é algo que deve estar ao alcance das pessoas.

E por falar nisso, a presença do banco no agronegócio é grande. Ele financia parte das exportações e faz a concessão de crédito com os juros mais acessíveis às empresas de pequeno e médio porte, fornecendo opções de investimentos e mais capital de giro.

Por esse motivo, o BB é a instituição financeira mais procurada entre os bancos do Brasil e principalmente por quem deseja criar uma empresa do zero.

Como o BB beneficia seus clientes?

Além das vantagens que citamos anteriormente, o Banco do Brasil tem programas voltados para a previdência, seguros, capitalização e aquele na área de saúde. Ele atende pessoas de todas as classes sociais.

Entre elas, estão as pessoas de renda mais baixa, com a criação do Banco Popular do Brasil, em 2003. 

Através do BPB, pessoas dentro desse perfil tem o direito de criar uma conta corrente simples, realizar empréstimos com taxas de juros mais baixos, solicitar um cartão de crédito ou débito e até mesmo abrir uma poupança.

Portanto, esse segue sendo um dos melhores bancos para empreendedores abrirem uma conta.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *